domingo, 26 de julho de 2009

Feliz Ano Semente Auto-Existente Amarela!!


Estamos começando mais um ano galáctico, o ano da semente auto-existente amarela, que vai do dia 26 de julho de 2009 até o dia 24 de julho de 2010. Nesse ano esperamos dar forma aos rumos que temos seguido desde o início de nossa caminhada, em 2006. E assim consolidar com periodicidade e dinamismo as ações da Escola da Mata Atlântica.

No último ano galáctico, ano da Tormenta Elétrica Azul, que acabou recentemente, demos continuidade a nosso processo de transformar a Horta da Escola de Aldeia Velha numa Horta Agroecológica, planejada por sábios técnicos permacultores. Foi ótimo ver os alunos da escola, os professores e até alguns membros da comunidade de Aldeia Velha, colaborando nesse processo.

A escola de Aldeia Velha foi envolvida também pelo Curso de Formação Pedagógica da Casa de Sementes Livres, onde os professores receberam semanalmente palestras com convidados oriundos das mais diversas instituições ambientais, sociais e políticas de todo o Estado do Rio de Janeiro. O curso foi realizado no intuito de aproximar os professores aos conhecimentos agroecológicos e conservacionistas, além de fortalecer a autonomia política e a mobilização regional, unindo elos da cultura tradicional local, que deve ser preservada.

(Vídeo no You Tube sobre a Casa de Sementes: http://www.youtube.com/watch?v=XIXEbAP-DME )

Agora no ano da Semente Auto-Existente, a EMA estará dando inicio às atividades do Ponto de Cultura Caipira de Aldeia Velha, projeto do Governo Federal, que será realizado durante três anos no povoado.

No mês de Setembro será realizada a Feira de Sementes em Aldeia Velha, dando continuidade às atividades da Casa de Sementes Livres.

Em Outubro, acontecerá o III Aldeia Cultural, dessa vez com mais estrutura, espalhando oficinas, debates, exposições e apresentações artísticas pelas ruas da cidadela.

A partir de então poderemos começar a nos focar na produção do IV Festival Experimental EletrOrgânico, que deverá acontecer num inusitado formato nesse Ano da Semente Auto-Existente!

Acho que podemos esperar muitas novas realizações do coletivo da Escola da Mata Atlântica. Um coletivo, que no amor de suas ações, vem construindo um pólo de agroecologia, preservação ambiental e unindo as pessoas através de organizações mais humanas e humanitárias.

Feliz Dia Fora do Tempo!!



E um Bom Ano da Semente Auto-Existente Amarela para todos e para o planeta!!!!