segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

FSM 2009

Não se pode dizer exatamente que o Fórum Social Mundial se trata de uma proposta de ecologia e sustentabilidade. O FSM é um encontro (atualmente bi-anual) de ativistas sociais e ambientais que tem como proposta discutir os objetivos presentes na Agenda 21 e sua implementação em contraponto aos desmandos do capital internacional. Os objetivos de uma sociedade justa e de uma economia ecologicamente viável são duas vertentes preponderantes do Fórum.
No entanto, os discursos politizados encontram ecos muito mais na teoria do que na prática. O FSM produz tantos resíduos sólidos quanto qualquer outro evento de grande porte. A juventude revolucionária muitas vezes confunde o espaço do fórum; espaço de realizações, de exposições de idéias, de formação de redes; com uma colônia de férias. Local que se vai para se divertir e paquerar.
Não que a diversão esteja proibida, mas está longe de ser um dos objetivos do fórum.
Dentre todos os grupos atuantes, o espaço da Aldeia da Paz se destaca por sua peculiaridade realista. O uso de banheiros secos, em contraponto aos banheiros químicos dispersos pelos ambientes do fórum, a compostagem de resíduos orgânicos facilitando a reciclagem dos resíduos sólidos (vidro, plástico, etc) já reduzidos e muitas vezes reutilizados, são exemplos verdadeiros de uma revolução socioambiental. Isso sem falar nas meditações coletivas que alimentam a alma antes de cada refeição.
Se, como Gandhi disse: "Devemos ser em nós a mudança que queremos pro mundo." O FSM somente se tornará um encontro real de ativistas quando sua proposta for alterada na essência.
Por enquanto, resta esperar que as sementes plantadas por pessoas do mundo todo no FSM 2009, cresçam e se tornem as imensas florestas do futuro.
Paz e Luz!