quinta-feira, 21 de maio de 2009

A Rede BioSócioRegional do Estado do Rio de Janeiro





Com base em muito esforço e dedicação, ao longo deste ano e do ano passado, foi se desenvolvendo os elos da Rede BioSócioRegional Rio de Janeiro.
No ano passado foram realizados diversos encontros periódicos, seguindo os ciclos da lua cheia, onde o foco era o trabalho com a terra e a troca cultural e espiritual entre os membros deste grande organismo coletivo.
Muitas canções foram aprendidas, muitas rodas foram realizadas. Celebrações, rituais mágicos de cura, abraços coletivos, orações... tudo completando uma imensa alegoria de sons e sentimentos, banhada no amor do trabalho com a Terra.
Assim completou-se um ano. Nasceu um pequenino bebê. A agroecologia nos guiou desde o princípio. Orientando nossos pensamentos e atitudes em coerência divina com todas as forças e energias da natureza.
Passado esse ano, nossa rede se tornou cada vez mais coerente com o contexto da sociedade global onde a remediação ambiental se faz urgentemente necessária. Atraindo cada vez mais pessoas, expandindo-se em sua fluídez, a BioSócioRegional juntou uma grande família dispersa nos diversos recantos do Estado.




Neste primeiro encontro do ano de 2009, realizado no Quilombo São José junto a Festa dos Pretos Velhos, os diversos atores da rede puderam interagir com os remanescentes de quilombolas, guardiães de um sagrado vale iluminado e de uma esplendorosa cultura ancestral africana.



A troca entre a BioSócioRegional e a cultura quilombola não poderia ter sido mais harmônica. Ambos possuem uma intensa espiritualidade baseada em músicas de reverência aos poderes e as entidades da natureza.
Eis um tipo de encontro aonde todos saem ganhando. Fortalecendo a rede de cultura agroecológica do estado do Rio de Janeiro. E enchendo a alma de Luz, Alegria e Serenidade.
Alguns objetivos da Rede BioSócioRegional:
_Comer apenas alimentos agroecológicos, ou ao menos orgânicos (sem agrotóxico).
_Reduzir a produção de lixo. Considerando lixo aquilo que não pode servir pra nada.
_Difundir e fundiar a Agricultura Ecológica, realizando manejos das áreas escolhidas para os encontros de acordo com a época de cada.
_Fortalecer uma rede de atores interessados no desenvolvimento de um mundo ecologicamente sustentável, socialmente justo e culturalmente viável. Levando consigo os princípios de cooperação, amor mútuo e perdão universal.



Venha fazer parte você também da Rede BioSócioRegional Rio!! Fortaleça essa rede de cultura sustentável e espiritualidade pela Cura do planeta Terra, nosso Paraíso!!!
Em breve, aqui, notícias dos próximos encontros...
Até lá!