terça-feira, 28 de setembro de 2010

GAIA, ALERTA FINAL.

O renomado cientísta James Lovelock, hoje com seus 91 anos, conseguiu ao longo das últimas décadas transformar sua hipótese de gaia em uma das teorias mais aceitas e contundentes do momento. Gaia, um organismo vivo, conectado em seus diferentes níveis e espécies, não está mais suportando o modelo de produção industrial criado pela raça humana nos últimos séculos. Enquanto o ser humano continuar a agir como se fosse dono do planeta terra continuará pondo em risco o equilíbrio com as outras espécies que fazem sua parte na manutenção da biodiversidade.

Considerada por muitos como uma teoria hippie na década de 70, a teoria de gaia tem se tornado mais evidente ultimamente com o acontecimento de um maior número de fenômenos climáticos e geológicos. Desde a ECO 92 no Rio de Janeiro, os governantes de mais de cem países estão comprometidos com uma meta para reduzir a emissão de gases de carbono para uma taxa tolerável até o ano de 2012. No entanto, na 15˚ Conferência das Partes (COP15) realizada em dezembro de 2009, mostrou-se que os países muito pouco tem evoluído nos seus objetivos. E, principalmente, que os países que mais emitem gases poluentes, como os EUA e a China, não estão decididos a ratificar o protocolo de kyoto.
Apesar de não ter mais tanto tempo para esperar uma mudança, James Lovelock faz um ALERTA FINAL a todos sobre as insurgências de Gaia. Ou mudamos nosso comportamento agora, enquanto há tempo. Ou Gaia poderá mudá-lo por sua própria vontade.


terça-feira, 7 de setembro de 2010

Gaia, Ciências da Terra

A proposta da revista ‘Gaia, Ciências da Terra’ é lançar luz sobre temas das novas ciências agroecológicas e permaculturais que atualmente estão se desenvolvendo no Brasil e em outros países do mundo. A agroecologia e a permacultura são ferramentas que hoje nos permitem conhecer melhor os desequilíbrios sócioambientais encontrados e pensar soluções economicamente viáveis e sustentáveis para esses problemas.
Ignorar o efeito danoso que nossa sociedade industrial tem causado ao meio ambiente é um risco para a nossa própria espécie. Mudarmos de atitude é uma necessidade se pretendemos sobreviver às transformações climáticas que o nosso planeta está sofrendo.
Acordar nossos sentidos para compreender o que se passa no coração de Gaia é um desafio que devemos enfrentar, se queremos tomar as decisões corretas para o futuro. Contudo, precisaremos de bons instrumentos para auscultá-la. Como médicos, precisamos estudar a terra para tratar suas terríveis doenças. Agora, antes que seja tarde.
A revista ‘Gaia, Ciências da Terra’, vem aproximar ainda mais o cidadão comum dos temas da ecologia e da sustentabilidade trazendo, a cada Lua Cheia, atitudes simples, que podemos tomar em nosso cotidiano, e que podem alterar de uma vez nossa maneira de nos relacionarmos com o mundo.