Aconteceu no último dia 5 de Novembro um encontro promovido pela Articulação de Agroecologia do Estado do Rio de Janeiro na comunidade de Tapinoã, comunidade remascente de Quilombolas que ainda está buscando a titulação da terra e está situada entre as cidades de Silva Jardim e Araruama.
O encontro tinha por objetivo promover a troca de sementes crioulas entre os agricultores agroecológicos de todo o Estado e fortalecer a conservação das sementes de milho roxo que estão há mais de cem anos passando de mão em mão entre as velhas e as novas gerações da comunidade.
A comunidade de Tapinoã possui uma casa de farinha muita antiga e modernizada que produz farinha de Tapioca para vender nos mercados das comunidades próximas.
O encontro foi muito importante e saudável. Fizemos uma caminhada leve conhecendo as áreas de roça e as experiências que estão sendo desenvolvidas no local, um pequeno bate-papo sobre as questões que envolvem as sementes, e depois terminamos com tão esperada troca de sementes. É essa troca entre agricultores de diferentes regiões que vai garantir a conservação dessas sementes, pois mesmo que um agricultor tenha um problema com pragas ou de adaptação climática, outros agricultores de diferentes regiões
Além disso, o cruzamento entre os diferentes tipos de sementes de uma mesma espécie (por exemplo, entre os diversos tipos de milho, de feijão etc), que são originários de diferentes regiões e portanto estão sucetíveis a distintas condições ambientais, dão origem a uma semente fortalecida e mais resistente. Claro, se ambas as sementes envolvidas no cruzamento forem sementes crioulas e estiverem sendo cultivadas num mesmo bioma, ou num bioma parecido.
O próximo encontro de articulação das sementes do estado do Rio de Janeiro será realizado nos dias 11, 12 e 13 de dezembro em Aldeia Velha, distrito do município de Silva Jardim, quando será inaugurada a Casa de Sementes Livres de Aldeia Velha junto a Festa da Rede de Produtores local.
Não percam!!!
Mais informações no site: www.escoladamataatlantica.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário