segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Cartilha Eco-Pedagógica lançada pela Escola da Mata Atlântica.


No mês de Outubro de 2010 foi lançada a cartilha eco-pedagógica “Semeando para a Vida” um dos produtos do projeto “Da semente ao fruto” idealizado pela Escola da Mata Atlântica.
A cartilha foi construída em conjunto pelos pesquisadores da Escola da Mata Atlântica e as professoras da Escola Municipalizada de Aldeia Velha no ano de 2009, durante os meses de junho e julho, quando foi realizado um curso de formação eco-pedagógica com as professoras do maternal e do primário da escola local. Foram realizadas visitas, debates, vivências e palestras agroecológicas na escola com o objetivo de instrumentalizar as professoras sobre as práticas ambientalmente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas que a agroecologia preconiza no mundo atualmente.
Tendo foco principal na preservação das sementes caboclas (ou crioulas, como também são conhecidas as sementes tradicionais da roça que não sofreram a ação de agrotóxicos e nem transformações genéticas) a cartilha contém exercícios que acrescentam às disciplinas tradicionais escolares os conhecimentos agroecológicos, divertindo e ensinando as crianças de maneira criativa.
Esse projeto estimula e aproxima as crianças a Casa de Sementes Livres que se encontra no terreno da Escola Municipalizada Vila Silva Jardim, despertando desde a infância a importância da conscientização ecológica e da preservação da biodiversidade, atualmente ameaçada de extinção.
No lançamento da cartilha eco-pedagógica o projeto foi muito bem recebido por professora(e)s de todas as escolas públicas localizadas no município de Silva Jardim, que demonstraram o interesse de que esse projeto se multiplique e se expanda pela região.
Seria um sucesso para os criadores do projeto e para as professoras da escola pública de Aldeia Velha se esse projeto semeasse vida e agroecologia em outras localidades, semeando em outras crianças a importância da preservação das sementes caboclas, ou crioulas, ou simplesmente livres.

Um comentário:

Erika Enne disse...

bom dia, será que vc pode me passar seu contato para saber um pouco mais sobre a cartilha eco pedagógica. Me chamo erika e sou editora do jornal Correio da BR, de Silva Jardim.
e-mail: erikaenne@yahoo.com.br
tel: 22-9953-0351