terça-feira, 3 de maio de 2011

Sustentabilidade



Um dos maiores desafios do século XXI é a conservação sustentável dos recursos naturais do planeta de modo a: "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas."




O Caminho da Sustentabilidade.

Ainda em meados do século passado, muitas pessoas já percebiam o que poderia acontecer se precauções ambientais não fossem tomadas no mundo.
A poluição em ritmo elevado aumentaria ainda mais o acúmulo de resíduos tóxicos em bacias, lagos, aterros e rios tornando maior o desatre ambiental. A produção constante desses resíduos exercida por empresas que não levavam em conta a sua responsabilidade na degradação ambiental não poderia continuar impune. O surgimento recente dos agrotóxicos ameaçava a saúde da população global. A expansão do agronegócio acabando com florestas e a exploração de jazidas de ouro e petróleo devastando a força mineral da terra. A emissão de gases poluentes de maneira descontrolada. Todas as reservas naturais se exaurindo em um ritmo devastador.
Assim, em 1972 foi feita em Estocolmo a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável.
Nessa conferência o governo de diversos países e outras entidades filantrópicas mostraram sua preocupação com o ecossistema planetário. Pela primeira vez o mundo debatia a importância de um plano de sustentabiidade para o século XXI.
Começava a se delinear a Agenda 21 Global.
Passados já quase 40 anos desde a primeira conferência, esse ano teremos a 18ª Conferência das Partes. E o que mudou desde a primeira Conferência em Estocolmo?
Alguns países se comprometeram a reduzir as emissões de CO2 e controlar o manuseio de outras substâncias perigosas. Mas, em muitos países, as metas estão longe de serem alcançadas dentro do prazo. E poucos movimentos estão sendo feitos para acelerar essas transformações propostas na Agenda 21 e no Protocolo de Kyoto.
A comunidade internacional ainda não acordou para o fato de que o clima está mesmo mudando. E a cada dia que passa, a velocidade das mudanças climáticas se torna mais impressionante.





Mas o que significa Sustentabilidade?

Sustentável é toda ação que tem como princípio a continuidade de seu ciclo natural. Que tem, em seu fim, a matéria para seu novo começo. Perpetuando assim a essência do que é. Transformando-se, sem de fato perder-se totalmente. Como a água que atravessa diversos estados físicos para reciclar a si mesma num movimento contínuo entre o céu, o mar e o fundo da terra.
A Sustentabilidade é um conceito que deve ser aplicado em todos os aspectos da vida humana. Desde a produção agroecológica de seu próprio alimento até a produção de suas fontes energéticas, da reciclagem de seu lixo sólido a compostagem dos resíduos orgânicos e o tratamento correto dos resíduos sanitários. Tudo deve estar integrado em um ciclo contínuo, para ser Sustentável.
Ser sustentável é manter relações integrais com o meio ambiente. Recebendo e devolvendo os elementos à natureza da maneira mais integra e pura que puder.
Em breve estaremos elaborando aqui um Guia para Sustentabilidade, ajudando o cidadão comum e o representante público a encontrar um caminho que nos leve de encontro a Sustentabilidade.


Porque podemos ter certeza: Nenhum de nós é melhor do que todos nós juntos!


Nenhum comentário: