terça-feira, 25 de outubro de 2011

Mudas Katsumoto


O Sítio Katsumoto está localizado no Vale do Brejal em Petrópolis e produz mudas orgânicas certificadas que são utilizadas pelos produtores orgânicos da região. 

Além das milhares de mudas de hortaliças que são vendidas todos os meses aos produtores locais, também são produzidas mudas de árvores frutíferas, nativas, florestais e outras que são vendidas em Itaipava; mais precisamente no número 10.775 da Estrada União Indústria, rua principal da cidade. O site Gaia, Produtos Ecológicos também entrega mudas Katsumoto, sob encomenda, no Rio de Janeiro, Niterói e outras cidades da região dos lagos.

O sítio possui 1.850m2 de estufa onde produz 1,3 milhões de mudas de bandeja por mês. Respeito a Natureza e aos seus clientes. Esse tem sido o solo onde é plantada essa semente chamada Katsumoto, que na língua japonesa quer dizer: "essência de vencer".

sábado, 15 de outubro de 2011

Vídeo do Sítio da Cachoeirinha

Oi pessoal, confiram no link abaixo o vídeo que fizemos na nossa maravilhosa visita ao Sítio da Cachoerinha, no Vale do Brejal. A plantação tá mesmo muito bonita por lá. Vale a pena conferir!!!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Sítio da Cachoeirinha - Vale do Brejal

 O Sítio da Cachoeirinha, localizado no Vale do Brejal, produz diversas espécies de verduras, legumes, frutas e hortaliças orgânicas. Trabalham no sítio apenas os seis integrantes da família, que é tradicional na região, além de um ajudante que mora nas redondezas e um pequeno trator que ajuda bastante na hora de abrir os canteiros.
 Seu Enéas, dono do sítio, diz que procura sempre manter um rodízio entre as culturas para que a terra não fique cansada. Aonde saiu o brócolis, entra outro alimento que dê mais nutriente a terra, como o feijão, por exemplo. 
 Possui também no sítio um sistema de compostagem utilizando esterco de vários tipos de animais que são misturados com terra, folhas secas  e serragem até que fique curtido e possa ser utilizado na plantação. Esse processo demora em média de 3 a 4 meses. Durante esse período é preciso ficar revirando o composto até que ele fique homogênio e perca o odor forte de esterco, ganhando um cheiro de terra fresca. Deve-se evitar também que o composto fique muito úmido ou compactado.

 O que é produzido no sítio, junto com o que vem de outros produtores do Brejal (local onde se concentra o maior número de produtores orgânicos do estado) é vendido nas feiras do Rio de Janeiro, Petrópolis e Itaipava. Produtos que também podem ser encomendados pelo site Gaia, Produtos Ecológicos com entrega aos sábados no Rio.

 Nessa época está sendo colhido muito alface, brócolis, beterraba, cenoura, couve, couve-flor, couve-rabana, chuchu, espinafre, jabuticaba ... entre outras muitas espécies. 
 No calor da nova estação, são plantadas as variedades que estão mais adaptadas a temperaturas altas. São variações de uma mesma espécie, como brócolis ou alface, que apresentam maior resistência a esse clima. A maioria das mudas são fornecidas pela Katsumoto Mudas, que produz mudas organicamente e também está localizada no Vale do Brejal.
 É possível visitar o sítio em excursões que acontecem periódicamente saindo do Rio de Janeiro. Não se preocupem, as próximas excursões a serem organizadas serão divulgadas aqui no blog. 
 Em breve estaremos postando também neste espaço um vídeo mostrando como foi a visita ao Sítio da Cachoeirinha nesse final de semana. Mais uma oportunidade para ver como são cultivados os alimentos orgânicos que chegam sempre bonitos e saudáveis a vossa mesa. 
Até!