segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Sítio da Cachoeirinha - Vale do Brejal

 O Sítio da Cachoeirinha, localizado no Vale do Brejal, produz diversas espécies de verduras, legumes, frutas e hortaliças orgânicas. Trabalham no sítio apenas os seis integrantes da família, que é tradicional na região, além de um ajudante que mora nas redondezas e um pequeno trator que ajuda bastante na hora de abrir os canteiros.
 Seu Enéas, dono do sítio, diz que procura sempre manter um rodízio entre as culturas para que a terra não fique cansada. Aonde saiu o brócolis, entra outro alimento que dê mais nutriente a terra, como o feijão, por exemplo. 
 Possui também no sítio um sistema de compostagem utilizando esterco de vários tipos de animais que são misturados com terra, folhas secas  e serragem até que fique curtido e possa ser utilizado na plantação. Esse processo demora em média de 3 a 4 meses. Durante esse período é preciso ficar revirando o composto até que ele fique homogênio e perca o odor forte de esterco, ganhando um cheiro de terra fresca. Deve-se evitar também que o composto fique muito úmido ou compactado.

 O que é produzido no sítio, junto com o que vem de outros produtores do Brejal (local onde se concentra o maior número de produtores orgânicos do estado) é vendido nas feiras do Rio de Janeiro, Petrópolis e Itaipava. Produtos que também podem ser encomendados pelo site Gaia, Produtos Ecológicos com entrega aos sábados no Rio.

 Nessa época está sendo colhido muito alface, brócolis, beterraba, cenoura, couve, couve-flor, couve-rabana, chuchu, espinafre, jabuticaba ... entre outras muitas espécies. 
 No calor da nova estação, são plantadas as variedades que estão mais adaptadas a temperaturas altas. São variações de uma mesma espécie, como brócolis ou alface, que apresentam maior resistência a esse clima. A maioria das mudas são fornecidas pela Katsumoto Mudas, que produz mudas organicamente e também está localizada no Vale do Brejal.
 É possível visitar o sítio em excursões que acontecem periódicamente saindo do Rio de Janeiro. Não se preocupem, as próximas excursões a serem organizadas serão divulgadas aqui no blog. 
 Em breve estaremos postando também neste espaço um vídeo mostrando como foi a visita ao Sítio da Cachoeirinha nesse final de semana. Mais uma oportunidade para ver como são cultivados os alimentos orgânicos que chegam sempre bonitos e saudáveis a vossa mesa. 
Até!

Nenhum comentário: