quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ReciclARTE!


Para resolvermos o problema do lixo que se acumula nas encostas, nos mares, beiras de rios e nos grandes lixões, diversas soluções tem sido apresentadas. Algumas são soluções em larga escala para reduzir, reaproveitar e para reciclar esses materiais tornando-os reutilizáveis em seus objetivos fundamentais. Outras soluções são mais meticulosas. Requerem estudo, concentração, talento.
O fato é que a reciclagem se tornou um processo fundamental no mundo de hoje. Processo sem o qual a civilização humana não poderá mais viver, se quiser continuar a ter nesse planeta maravilhas naturais nas quais está acostumada a se banhar e se encantar.
O nosso planeta está ficando pequeno demais para tanto lixo. Até lixo espacial já estamos produzindo. Se até agora não conseguimos frear este ímpeto produtivo da nossa sociedade, talvez seja o momento de pensar em outras soluções mais realistas. A Reciclagem pode ser essa solução!
Cubotopia
Se não conseguimos diminuir a produção de sacos plásticos, porque não reciclamos todos eles? Há pouco tempo atrás não se via quase nenhum catador de latas de alumínio nas ruas. Atualmente, reciclamos mais de 90% das latas consumidas no Brasil, uma das referências mundiais no setor. Então é necessário impor esse ritmo de reciclagem a outros materiais também.
O vidro, o papel, o plástico, o metal e diversos outros materiais podem ser reaproveitados. As usinas de reciclagem devem ser espalhadas por região, os galpões de armazenamento por município. Milhares de empregos podem ser gerados, danos catastróficos serem amenizados, lugares maravilhosos podem ser salvos da degradação que é o lixo se acumulando onde só deveria haver natureza.
Essa é a idéia que os Governantes têm de trazer para o Plano Nacional de Resíduos Sólidos que deverá ser implantado no Brasil. Essa é a idéia que os seres humanos devem trazer para o mundo.
Coleta seletiva em todos os lugares. Principalmente nos habitats distantes e nas cidades pequenas. Da coleta para os galpões. Dali para as usinas. E assim construiremos um mundo mais limpo. Gerando renda, trabalho e saúde.
Será preciso também ser embutido nos produtos o preço ambiental das embalagens. Pois assim, também economicamente, a poluição não será viável.
E que a pobreza e a falta de educação não sirvam como desculpa para a sujeira. Pois que a própria sujeira poderá gerar renda e educação. Qualquer explicação diferente dessa será observada como falta de vontade política.

Nenhum comentário: