quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Reciclagem - O que pode ser reutilizado?


É impressionante o volume de lixo produzido pela espécie humana hoje no planeta Terra. Toneladas e toneladas de material não biodegradável se acumulam em encostas, margens de rios, lagos, córregos... poluindo os mananciais e deixando em toda parte materiais que demorarão milhões de anos para se reintegrar.
É importante compreender-mos, enquanto espécie, que no ritmo que a produção de materiais descartáveis (como embalagens de plástico, vidro e metal) está sendo feita, se os processos de reciclagem não começarem a ser adotados em larga escala, ao final do século precisaremos de 2 a 3 planetas Terra para comportar tanto lixo. 
Por tanto, é necessário que desde já pensemos em sistemas de coletas seletivas, compostagem de lixo orgânico e reciclagem de materiais para todas as populações rurais e urbanas, em comunidades de pequeno, médio e grande porte. 
Muita coisa pode ser feita do nosso lixo!
E por essas e outras razões que a revista Gaia Sustentável escolheu o tema da Reciclagem para ser pesquisado no mês de Setembro. Estaremos a procura de experiências, campanhas, depoimentos, programas e qualquer outra ação que esteja relacionada com a reciclagem de resíduos sólidos e orgânicos. 
Contribua também, enviem-nos novas experiências de reciclagem que estejam sendo desenvolvidas por perto de você! Contribua para uma sociedade que deixará para o futuro um mundo sustentável e saudável! 

Um comentário:

Anônimo disse...

ajudou muito obrigada.......