quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ReciclARTE!


Para resolvermos o problema do lixo que se acumula nas encostas, nos mares, beiras de rios e nos grandes lixões, diversas soluções tem sido apresentadas. Algumas são soluções em larga escala para reduzir, reaproveitar e para reciclar esses materiais tornando-os reutilizáveis em seus objetivos fundamentais. Outras soluções são mais meticulosas. Requerem estudo, concentração, talento.
O fato é que a reciclagem se tornou um processo fundamental no mundo de hoje. Processo sem o qual a civilização humana não poderá mais viver, se quiser continuar a ter nesse planeta maravilhas naturais nas quais está acostumada a se banhar e se encantar.
O nosso planeta está ficando pequeno demais para tanto lixo. Até lixo espacial já estamos produzindo. Se até agora não conseguimos frear este ímpeto produtivo da nossa sociedade, talvez seja o momento de pensar em outras soluções mais realistas. A Reciclagem pode ser essa solução!
Cubotopia
Se não conseguimos diminuir a produção de sacos plásticos, porque não reciclamos todos eles? Há pouco tempo atrás não se via quase nenhum catador de latas de alumínio nas ruas. Atualmente, reciclamos mais de 90% das latas consumidas no Brasil, uma das referências mundiais no setor. Então é necessário impor esse ritmo de reciclagem a outros materiais também.
O vidro, o papel, o plástico, o metal e diversos outros materiais podem ser reaproveitados. As usinas de reciclagem devem ser espalhadas por região, os galpões de armazenamento por município. Milhares de empregos podem ser gerados, danos catastróficos serem amenizados, lugares maravilhosos podem ser salvos da degradação que é o lixo se acumulando onde só deveria haver natureza.
Essa é a idéia que os Governantes têm de trazer para o Plano Nacional de Resíduos Sólidos que deverá ser implantado no Brasil. Essa é a idéia que os seres humanos devem trazer para o mundo.
Coleta seletiva em todos os lugares. Principalmente nos habitats distantes e nas cidades pequenas. Da coleta para os galpões. Dali para as usinas. E assim construiremos um mundo mais limpo. Gerando renda, trabalho e saúde.
Será preciso também ser embutido nos produtos o preço ambiental das embalagens. Pois assim, também economicamente, a poluição não será viável.
E que a pobreza e a falta de educação não sirvam como desculpa para a sujeira. Pois que a própria sujeira poderá gerar renda e educação. Qualquer explicação diferente dessa será observada como falta de vontade política.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Plano Nacional de Resíduos Sólidos em Consulta Pública

 Começou terça-feira (13/09) em Campo Grande, a 1ª de cinco audiências
 regionais previstas para que a sociedade possa participar do debate

 sobre o Plano de Resíduos Sólidos

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, lançaram na última quinta-feira (1º/9), durante reunião plenário do Conselho Nacional do Meio Ambiente, a consulta pública para a versão preliminar do Plano Nacional de Resíduos Sólidos.
O plano é um instrumento importante para efetiva implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), porque traz Cenários macroeconômicos e institucionais, Diretrizes e Estratégias, e as Metas para o manejo adequado de resíduos sólidos no Brasil.
Além disso, no Plano estão previstas diretrizes e metas para o aproveitamento energético; a eliminação e recuperação de lixões; a redução, reutilização, reciclagem com o objetivo de reduzir a quantidade de resíduos descartados; deverão ser estabelecidos programas, projetos e ações; normas para acesso aos recursos da União; medidas para incentivar e viabilizar a gestão regionalizada; normas e diretrizes para destinação final de rejeitos e os meios utilizados para o controle da fiscalização.
O documento preliminar está disponível para consulta pública na internet e receberá contribuições da sociedade até o dia 7 de novembro de 2011. Também será objeto de discussão em cinco audiências públicas regionais. As contribuições oriundas das duas etapas serão sistematizadas e apresentadas na Audiência Pública Nacional, que acontece em novembro, em Brasília.
Conheça a versão preliminar do Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Leia todas as instruções para preenchimento correto e envio do formulário com as contribuições. http://www.mma.gov.br/sitio/



Acesse também esse site para obter mais informações: 



quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Reciclagem - O que pode ser reutilizado?


É impressionante o volume de lixo produzido pela espécie humana hoje no planeta Terra. Toneladas e toneladas de material não biodegradável se acumulam em encostas, margens de rios, lagos, córregos... poluindo os mananciais e deixando em toda parte materiais que demorarão milhões de anos para se reintegrar.
É importante compreender-mos, enquanto espécie, que no ritmo que a produção de materiais descartáveis (como embalagens de plástico, vidro e metal) está sendo feita, se os processos de reciclagem não começarem a ser adotados em larga escala, ao final do século precisaremos de 2 a 3 planetas Terra para comportar tanto lixo. 
Por tanto, é necessário que desde já pensemos em sistemas de coletas seletivas, compostagem de lixo orgânico e reciclagem de materiais para todas as populações rurais e urbanas, em comunidades de pequeno, médio e grande porte. 
Muita coisa pode ser feita do nosso lixo!
E por essas e outras razões que a revista Gaia Sustentável escolheu o tema da Reciclagem para ser pesquisado no mês de Setembro. Estaremos a procura de experiências, campanhas, depoimentos, programas e qualquer outra ação que esteja relacionada com a reciclagem de resíduos sólidos e orgânicos. 
Contribua também, enviem-nos novas experiências de reciclagem que estejam sendo desenvolvidas por perto de você! Contribua para uma sociedade que deixará para o futuro um mundo sustentável e saudável!